Jaguariúna completa no dia 12 de setembro, terça, 69 anos de emancipação. Celebramos a data e parabenizamos os cidadãos. Nosso destaque vai aos Servidores públicos. São vocês quem garantem à cidade prosperidade e excelentes serviços. Nesta data relembramos muitos acontecimentos importantes do município e aproveitamos o feriado com a família e amigos. Vamos celebrar, sem esquecer jamais do propósito de fortalecer o funcionalismo!

Imagem: Marketing SETUC

CURIOSIDADES

Jaguariúna tem um pouco mais de 60 mil habitantes. Possui uma área de 141,391 km², o que corresponde a uma densidade populacional de 313,37 habitantes por quilômetro quadrado, segundo dados apurados em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Jaguariúna” é um vocábulo tupi que significa “rio preto das onças”, através da junção dos termos îagûara (onça), ‘y (água, rio) e un (preto). O brasão da cidade, que mostra uma onça preta ao lado de um rio azul, incorre num erro em relação à etimologia tupi do nome da cidade: o correto, do ponto de vista etimológico, seria o brasão mostrar uma onça comum ao lado de um rio negro.

Entre as atrações turísticas do município, o passeio de maria-fumaça é um dos mais tradicionais. Realizado na legítima locomotiva da Cia. Mogiana, fabricada em 1952, percorre as cidades de Jaguariúna a Campinas, passando pelas antigas estações de Anhumas, Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes.

353 thoughts on “Parabéns, Jaguariúna, por seus 69 anos | Temos orgulho de fazer parte desta história!