INCIDÊNCIA
No Brasil, o câncer de intestino (também conhecido como colorretal) é o terceiro câncer mais incidente na população em geral e ocupa a segunda posição tanto entre homens quanto em mulheres. São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano.
Quase 30% de todos os cânceres colorretais, podem ser evitados com alimentação saudável, prática de atividades físicas e abandono de bebidas alcoólicas. Essas ações preventivas são importantes para redução de casos e mortes.
SINTOMAS
Está perdendo peso sem ter feito nenhuma mudança na sua dieta? Passou a ter diarreia e/ou prisão de ventre, percebeu sangue nas fezes, está sentindo gases ou cólicas, vomitando ou tendo náuseas, dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuação? Se você tem algum desses sintomas, deve procurar avaliação médica com brevidade!
PREVENÇÃO
Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a Colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro). O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino! Se cuide!
Saiba mais baixando a Cartilha da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/prevencao_cancer_colorretal_profissionais_saude.pdf.

DIRETORIA DO SINDISERV – JAGUARIÚNA

5 thoughts on “SINDISERV – Jaguariúna, conscientiza os Servidores Públicos Municipais e a população de Jaguariúna sobre a Campanha “Março Azul-Marinho”.